Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Directly Observed Treatment: planning perspectives, improvisation and transfer of policy / Tratamiento Directamente Observado: perspectivas de la planificación, improvisación y transferencia de la política / Tratamento Diretamente Observado: perspectivas do planejamento, improviso e transferência da política

Peruhype, Rarianne Carvalho; Costa, Simone Gomes; Hoffmann, Juliana Feliciati; Bissell, Karen; Mitano, Fernando; Sá, Lenilde Duarte de; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. bras. enferm; 71(4): 1940-1948, Jul.-Aug. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-958672

RESUMO OBJETIVO:

investigar as possibilidades de associação positiva e negativa do improviso e a compreensão do que venha a ser o planejamento por gestores e coordenadores dos programas de controle da tuberculose, num contexto de transferência da política do Tratamento Diretamente Observado.

MÉTODO:

estudo qualitativo, desenvolvido por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas à luz da Análise de Discurso de linha francesa.

RESULTADOS:

observou-se uma fragilização do processo construtivo e operacional do planejamento, que fica à mercê da vontade política e da necessidade de apagar incêndio. Esta, por sua vez, juntamente com o achômetro, compôs a metáfora do improviso em sua perspectiva negativa, compreendida pelo automatismo e assistematização de processos. Num outro momento, entretanto, o improviso surgiu como representação da inovação, da criatividade e da mudança contextual.Considerações finais: tanto o planejamento quanto a transferência de políticas públicas constituem-se em processos que precisam ser fortalecidos e qualificados no âmbito da saúde pública.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva