Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Education practices: research-action with nurses of Family Health Strategy / Prácticas educativas: investigación-acción con enfermeros de la Estrategia de Salud de la Familia / Práticas educativas: pesquisa-ação com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família

Ramos, Carlos Frank Viga; Araruna, Raimunda da Costa; Lima, Charlene Maria Ferreira de; Santana, Carmen Lúcia Albuquerque de; Tanaka, Luiza Hiromi.
Rev. bras. enferm; 71(3): 1144-1151, May-June 2018.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-958647

RESUMO OBJETIVOS:

identificar os fatores que determinam a implementação de práticas educativas de promoção da saúde e construir propostas para efetivar as ações educativas dos enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF).

MÉTODO:

pesquisa-ação em que foram realizadas entrevistas individuais e grupo focal, com 17 enfermeiros de 12 USFs do município de Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Os resultados foram organizados pelo método de análise temática.

RESULTADOS:

emergiram da análise as unidades temáticas: dicotomia entre o saber e o fazer na produção do cuidado e saúde; a qualificação do enfermeiro para as práticas educacionais; e condições favoráveis às práticas de educação em saúde.

CONCLUSÃO:

a análise temática mostrou que a prática educativa é dificultada pela alta demanda de atendimento na unidade, falta de estrutura física e qualificação profissional para a educação em saúde. Na fase ação, os enfermeiros e gestores locais pactuaram ações para melhorar a qualidade das práticas educativas.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva