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Sair da África para estudar no Brasil: fluxos em discussão / Dejar África para estudiar en Brasil: flujos en discusión / Leaving Africa to study in Brazil: flows in debate

Lima, Luciana de Sousa; Feitosa, Giulliany Gonçalves.
Psicol. soc. (Online); 29: e162231, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-955835
Resumo Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, orientado pelo construcionismo social e pela psicologia social discursiva. Teve como principal objetivo analisar os significados que circunscrevem a experiência migratória para fins de estudo através dos relatos de africanos(as) vinculados(as) ao Programa de Convênio Estudantil- PEC-G numa universidade localizada no interior do Nordeste brasileiro. Foi realizada observação participante durante seis meses e entrevistas semiestruturadas com oito acadêmicos. As construções discursivas sinalizaram que a migração era uma forma de adquirir formação acadêmica em outro país; nesse sentido, o PEC-G facilitava a concretização desse projeto migratório, além de ser vantajoso por possibilitar o acesso ao ensino superior gratuito, também representava possibilidade de promoção social. Nesse deslocamento, em que há um projeto individual e familiar evidente, os estudantes tiveram contato com outras visões de mundo e comportamentos que lhes permitiram elaborar novos significados, colaborando assim no processo de adaptação.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva