Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas integrativas e complementares: avanços e desafios para a promoção da saúde de idosos / Integrative and complementary practices: advances and challenges for the health promotion of the elderly

Santos, Marilia Silva dos; Amarello, Mariana Monteiro; Vigeta, Sonia Maria Garcia; Horta, Ana Lucia de Moraes; Tanaka, Luiza Hiromi; Souza, Káren Mendes Jorge de.
REME rev. min. enferm; 22: e-1125, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-912111

OBJETIVO:

identificar avanços e desafios na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares para a promoção à saúde de idosos.

MÉTODO:

investigação avaliativa, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados orientadores de práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, no município de São Paulo. Para análise, foram utilizados o software Atlas.ti e a técnica de análise de conteúdo temática.

RESULTADOS:

as práticas integrativas revelam melhoria da saúde e bem-estar dos idosos. Gestores da saúde apoiam a oferta dessas práticas na atenção primária à saúde. O desafio encontrado é ampliar a participação dos idosos e a oferta de cursos aos orientadores dessas práticas.

CONCLUSÃO:

o impacto dos avanços supera qualitativamente os desafios dessa política, que segue em processo de expansão no Sistema Único de Saúde.Implicações para a prática: esses resultados podem subsidiar avaliação no ciclo da política pública.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva