Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de pacientes com úlceras vasculogênicas em tratamento ambulatorial / Quality of life of patients with vasculogenic ulcers in outpatient treatment

Monte, Brenda Kelly da Silva; Moura, Elaine Cristina Carvalho; Costa, Jéssica Pereira; Silva, Grazielle Roberta Freitas da; Lopes, Vanessa Caminha Aguiar.
Rev Rene (Online); 19: e3286, jan. - dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-909035

OBJETIVO:

avaliar a qualidade de vida de pacientes acometidos por úlceras vasculogênicas em tratamento ambulatorial.

MÉTODOS:

estudo quantitativo, descritivo-comparativo, do tipo antes e depois, realizado em ambulatório especializado no tratamento de feridas complexas, com pacientes acometidos por úlceras vasculogênicas, totalizando 10 pacientes e 26 feridas.

RESULTADOS:

o escore global de qualidade de vida aumentou 6,8 unidades na mediana. Na avaliação global, tecido epitelizado, presença de odor fétido, realização de desbridamento cirúrgico e uso de hidrogel foram influenciadores do aumento dos escores.

CONCLUSÃO:

observou-se aumento significativo dos escores de qualidade de vida em todos os domínios e no escore global. Os aspectos tipo de tecido e odor influenciaram significativamente o aumento dos escores de todos os domínios e do escore global.(AU)
Biblioteca responsável: BR6.1
Selo DaSilva