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Percepción de los comportamientos de cuidado humanizado en los usuarios hospitalizados en una institución de salud de 3° y 4° nivel de atención / Perception of humanized care behaviors among 3rd and 4th level of care hospitalized users in a health institution / Percepção de comportamentos de cuidado humanizado entre os internados em uma instituição de saúde usuários de terceiro e quarto nível de cuidados

Bautista Rodríguez, Luz Marina; Parra Carrillo, Elba Lizeth; Arias Torres, Karol Maritza; Parada Ortiz, Kelly Johanna; Ascanio Meza, Karina Andrea; Villamarin Capacho, Martha Isabel; Herrera Poveda, Yulieth Marili.
Rev. cienc. cuidad; 12(1): 105-118, 2015.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-906781

OBJETIVO:

para descrever o grau de comportamentos percebidos de cuidados de enfermagem em pacientes internados em uma terceira instituição de saúde e quarto nível de atenção.

MATERIAIS E MÉTODOS:

tipo de pesquisa descritiva quantitativa, com abordagem transversal, a amostra foi composta por 269 usuários internados na instituição que atenderam aos critérios de inclusão. O instrumento utilizado foi a Percepção de Comportamentos de Enfermagem Humanizada segunda versão.

RESULTADOS:

72% dos pacientes hospitalizados percebidos como excelentes comportamentos de cuidados humanizados, referindo-se a ter uma maior satisfação com os cuidados prestados por enfermeiros pertencentes a ; o sentimento do paciente, suporte físico, sendo priorização e qualidades para cuidar dessas categorias cuidado a ser classificado como altamente pelas categorias populacionais estudo enquanto prestação de cuidados, dar apoio emocional e empatia apresentaram os menores valores de classificação.

CONCLUSÕES:

o estudo mostra que os usuários apreciam as ações de atenção, carinho, orientação e ouvir recebido por enfermeiros, porque eram as ações com o maior percentual obtido; no entanto, apesar da satisfação percebida deve melhorar o apoio prestado a eles em momentos críticos muitas vezes não realizados por causa da carga de trabalho que exige enfermeiros e, assim, a qualidade do atendimento é melhorou oferecido.
Biblioteca responsável: CO648.1
Selo DaSilva