Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar / Bullying: prevalence and factors associated with vitimization and aggression in the school quotidian

Marcolino, Emanuella de Castro; Cavalcanti, Alessandro Leite; Padilha, Wilton Wilney Nascimento; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; Clementino, Francisco de Sales.
Texto & contexto enferm; 27(1): e5500016, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-904401

RESUMO OBJETIVO:

analisar a prevalência de vitimização e agressão por bullying e tipologias associadas aos fatores sociodemográficos e comportamentos de risco em estudantes.

MÉTODO:

estudo transversal, desenvolvido em escolas municipais de ensino fundamental em Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo a amostra representada por 678 adolescentes matriculados do 6º ao 9º ano escolar. Os dados foram atualizados com o programa escolar estatístico Statistical Package for the Social Sciences, sendo utilizado nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95% para realização do teste qui-quadrado de Person.

RESULTADOS:

a prevalência de vitimização de bullying alcançou 29,5%, com predomínio do bullying psicológico, 23,3% e envolvimento majoritário do sexo masculino. Quanto à prática de bullying, 8,4% dos estudantes afirmaram praticarem bullying contra os pares.

CONCLUSÃO:

pode-se observar associação entre agressores de bullying com comportamento de risco na escola.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva