Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Obstacles in the detection and reporting of tuberculosis cases: a discursive analysis / Barreras en la detección y notificación de los casos de tuberculosis: un análisis discursivo / Barreiras na detecção e notificação dos casos da tuberculose: uma análise discursiva

Mitano, Fernando; Sicsú, Amélia Nunes; Sousa, Luciana de Oliveira; Peruhype, Rarianne Carvalho; Ballestero, Jaqueline Garcia de Almeida; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. bras. enferm; 71(supl.1): 523-530, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898469

RESUMO OBJETIVO:

Analisar os discursos dos profissionais de saúde acerca das barreiras no processo de detecção e notificação dos casos de tuberculose em Moçambique.

MÉTODO:

Estudo exploratório qualitativo com abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso de matriz francesa. O estudo foi realizado em Moçambique, no ano de 2014, em três níveis: central, provincial e distrital. Fizeram parte do estudo 15 profissionais de saúde, sendo 4 médicos, 6 técnicos e 5 profissionais de enfermagem, que atuavam no Programa Nacional de Controle da Tuberculose, com mais de 1 ano de experiência.

RESULTADO:

Emergiram os seguintes blocos discursivos: Detecção dos casos da tuberculose em laboratórios; Subnotificação dos casos da tuberculose; Barreiras para detecção de casos de tuberculose: longas distâncias e falta de transporte; e Notificação dos casos para a tomada de decisão.Considerações finais: Os discursos analisados apontam para a filiação ideológica que compreende a falta de políticas de investimento no setor da saúde e do comprometimento político como barreiras basilares na detecção e notificação dos casos da tuberculose.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva