Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurse liaison: a strategy for counter-referral / Enfermera de conexión: una estrategia para la contrarreferencia / Enfermeira de ligação: uma estratégia para a contrarreferência

Ribas, Ester do Nascimento; Bernardino, Elizabeth; Larocca, Liliana Muller; Poli Neto, Paulo; Aued, Gisele Knop; Silva, Camilla Pinheiro Cristaldi da.
Rev Bras Enferm; 71(supl.1): 546-553, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898465

RESUMO OBJETIVO:

identificar o perfil dos usuários contrarreferenciados pela "enfermeira de ligação" e descrever a experiência das profissionais que participaram do projeto.

MÉTODO:

pesquisa de intervenção, com doze enfermeiras assistenciais de um hospital e de uma Unidade de Pronto Atendimento, e 26 enfermeiras da Atenção Primária à Saúde. Os dados foram obtidos por questionários e formulários de contrarreferência.

RESULTADOS:

de 43 indivíduos contrarreferênciados, 62,8% possuem mais de sessenta anos, 53,5% são homens portadores de pluripatologias. Dentre os aspectos positivos, as enfermeiras destacaram o diálogo entre os pontos de atenção, agilidade na aquisição de insumos para a continuidade dos cuidados na atenção primária, beneficiando os usuários após a alta hospitalar. O maior desafio foi a carência de tempo e o déficit de enfermeiras para realizar a função.Considerações finais: a "enfermeira de ligação" mostrou-se uma importante estratégia para melhorar a integração entre os serviços e promover a continuidade do cuidado.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva