Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Critical points for the control of Tuberculosis on Primary Health Care / Puntos de estrangulamiento sobre el control de la tuberculosis en la atención primaria / Pontos de estrangulamento sobre o controle da tuberculose na atenção primária

Pinheiro, Patrícia Geórgia Oliveira Diniz; Sá, Lenilde Duarte de; Palha, Pedro Fredemir; Oliveira, Rita de Cássia Cordeiro de; Nogueira, Jordana de Almeida; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Rev. bras. enferm; 70(6): 1227-1234, Nov.-Dec. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898275

RESUMO OBJETIVO:

Analisar os discursos de profissionais atuantes no serviço de referência sobre pontos de estrangulamento que afetam os atributos essenciais da atenção primária à saúde (APS) relacionados ao controle da tuberculose no município de João Pessoa.

MÉTODO:

O material empírico coletado nos meses de agosto a outubro de 2014 mediante técnica de entrevista foi analisado por meio do dispositivo teórico-analítico de Análise de Discurso, na linha francesa.

RESULTADOS:

Os discursos explicitaram os pontos de estrangulamento no controle da doença na APS como sendo a ausência de vínculo e de acolhimento dos profissionais em relação ao doente de tuberculose. Percebeu-se preconceito por parte dos profissionais, dificuldades de acesso à realização de exames, consultas e tratamento bem como falhas no sistema de referência e contrarreferência.Considerações finais: Convém tornar os gestores cientes dos resultados encontrados, para que ações de enfrentamento sejam planejadas e executadas a fim de minimizar os pontos de estrangulamento existentes.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva