Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acolhimento com classificação de risco em unidade de pronto atendimento: estudo avaliativo / Acogimiento con clasificación de riesgo en unidad de pronta atención: estudio evaluativo / User embracement with risk classification in an emergency care unit: an evaluative study

Hermida, Patrícia Madalena Vieira; Nascimento, Eliane Regina Pereira do; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Brüggemann, Odaléa Maria; Malfussi, Luciana Bihain Hagemann de.
Rev Esc Enferm USP; 52: e03318, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-896661
RESUMO Objetivo Descrever a avaliação da estrutura, processo e resultado do Acolhimento com Classificação de Risco, na perspectiva dos médicos e enfermeiros de uma Unidade de Pronto Atendimento. Método Estudo avaliativo, descritivo, quantitativo, desenvolvido em Santa Catarina. Dados coletados com instrumento validado e adaptado, constituído por 21 itens distribuídos nas dimensões Estrutura (instalações), Processo (atividades e relações no atendimento) e Resultado (efeitos do atendimento). Na análise, aplicaram-se a estatística descritiva, o cálculo do Ranking Médio e o da Pontuação Média. Resultados A amostra foi de 37 participantes. Dos 21 itens avaliados, 11 (52,4%) tiveram Ranking Médio entre 3 e 4, e nenhum atingiu o máximo (5 pontos). A "Priorização dos casos graves" e o "Atendimento primário por gravidade do caso" obtiveram maior Ranking Médio (4,5), enquanto a "Discussão sobre fluxograma" revelou menor Ranking (2,1). As dimensões Estrutura, Processo e Resultado atingiram, respectivamente, as pontuações médias 23,9, 21,9 e 25,5, indicando avaliação Precária (17,5 a 26,1 pontos). Conclusão Há precarização do Acolhimento com Classificação de Risco, em especial no que se refere ao processo, que obteve menor nível de satisfação dos participantes.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva