Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A satisfação do usuário com a atenção primária à saúde: uma análise do acesso e acolhimento / La satisfacción del usuario con la atención primaria a la salud: un análisis del proceso y de la acogida / User satisfaction with primary health care: an analysis of access and care

Gomide, Mariana Figueiredo Souza; Pinto, Ione Carvalho; Bulgarelli, Alexandre Fávero; Santos, Alba Lúcia Pinheiro dos; Serrano Gallardo, Maria del Pilar.
Interface (Botucatu, Online); 22(65): 387-398, abr.-jun. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-893480
Objetivou-se compreender a satisfação dos usuários com acesso e acolhimento da Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da demanda não urgente do Pronto Atendimento (PA). Entrevistaram-se intencionalmente 28 usuários não urgentes dos PA dos cinco Distritos de Saúde (DS) de Ribeirão Preto-SP que passaram em atendimento na APS ao menos uma vez nos seis meses que antecederam a coleta de dados para avaliar o atendimento. Analisaram-se as entrevistas semidirigidas pela técnica de análise de conteúdo. Identificou-se satisfação com o atendimento recebido pelos profissionais de saúde na APS e insatisfação com a demora no agendamento de consultas e dificuldade de acolhimento por demanda espontânea. Não foram observadas divergências da satisfação do usuário nos diferentes DS. Conclui-se que os obstáculos com o acesso aos serviços de APS constituem entrave para população obter atendimento, repercutindo na satisfação e alta demanda pelo PA.(AU)
Biblioteca responsável: BR33.1
Selo DaSilva