Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão ao tratamento da tuberculose na Atenção Básica: percepção de doentes e profissionais em município de grande porte / Adherence to tuberculosis treatment in Primary Health Care: perception of patients and professionals in a large municipality

Beraldo, Aline Ale; Andrade, Rubia Laine de Paula; Orfão, Nathália Halax; Silva-Sobrinho, Reinaldo Antônio da; Pinto, Érika Simone Galvão; Wysocki, Anneliese Domingues; Brunello, Maria Eugênia Firmino; Monroe, Aline Aparecida; Scatena, Lúcia Marina; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21(4): e20170075, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-891719

OBJETIVO:

Analisar as ações desenvolvidas nos serviços de Atenção Básica (AB) para promover a adesão ao tratamento da Tuberculose (TB) na percepção de doentes e profissionais de enfermagem.

MÉTODOS:

Estudo epidemiológico transversal, realizado na AB de Campinas-SP, por meio de entrevista estruturada com 18 questões correspondentes na percepção de profissionais (183) e doentes (165). Utilizou-se teste qui-quadrado e exato de Fisher.

RESULTADOS:

Ações como a promoção de autonomia e tempo para o doente falar de dúvidas e preocupações, familiar realizar exames para a TB, realização de tratamento diretamente observado, agendamento de consulta mensal, entrega de informação escrita sobre o tratamento, oferta de incentivo foram ações mais percebidas pelos profissionais, do que os doentes afirmaram receber.

CONCLUSÕES:

A identificação de lacunas na oferta de ações para a adesão ao tratamento da TB pode ajudar os serviços de saúde a modificar e melhorar a prática e o cenário epidemiológico da doença.
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1
Selo DaSilva