Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diversidade de gênero e acesso ao Sistema Único de Saúde / Gender diversity and access to the Unified Health System / Diversidad de género y el acceso al Sistema Único de Salud

de Oliveira Ferreira, Breno; Ivo dos Santos Pedrosa, José; Ferreira do Nascimento, Elaine.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.); 31(1): 1-10, 28/02/2018.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-882033

OBJETIVO:

Apreender as dimensões do acesso e da atenção integral na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva da diversidade de gênero.

MÉTODOS:

Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em Unidades Básicas de Saúde vinculadas à rede de Atenção Básica, em Teresina, Piauí, Brasil, da qual participaram (n=19) lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Os dados foram coletados no ano de 2016, através de quatro grupos focais e por meio da questão norteadora "Como vocês gostariam de ver o acesso, a qualidade e o modo de organização das ações e serviços de saúde a serem ofertados para a população LGBT?", e foram analisados por meio da análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Emergiram quatro categorias interpretativas, uma para cada grupo estudado: Atendimento ginecológico às lésbicas; O gay afeminado nos serviços de saúde; Em busca da equidade para as travestis; O nome social para as mulheres transexuais no SUS. As lésbicas informaram que enfrentam barreiras no acesso aos serviços de saúde e no atendimento ginecológico; para os gays, o acesso é fragilizado para aqueles afeminados; já para as travestis, a equidade do cuidado, através de ambulatórios específicos, foi apontada como estratégia importante; e, para as mulheres transexuais, o uso do nome social deveria ser incorporado na rotina dos serviços de saúde.

CONCLUSÃO:

Há uma emergência no acesso às redes de atenção à saúde integral da população LGBT, com o intuito de promover a inclusão em seus diversos equipamentos sociais, promulgar o respeito e facilitar práticas de equidade.
Biblioteca responsável: BR1881.9
Selo DaSilva