Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das relações municipais de medicamentos essenciais do estado de São Paulo / Analysis of municipal lists of essential medicines of the state of São Paulo

Chiaroti, Rosiane; Oliveira, Rinaldo Eduardo Machado de; Ueta, Julieta.
Espaç. saúde (Online); 18(2): 45-54, dez. 2017. Tabelas
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881981

OBJETIVO:

Analisar as Relações Municipais de Medicamentos Essenciais (Remumes) do estado de São Paulo e estimar a prevalência dos grupos de medicamentos.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal realizado com 17 Remumes dos municípios sede dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e 24 Remumes de municípios do DRS XIII do estado de São Paulo. Verificaram-se dados sobre os medicamentos de acordo com o primeiro nível da classificação Anatomical Therapeutic Chemical.

RESULTADOS:

Os municípios sedes apresentaram entre 128 (Piracicaba) e 396 (Santos) medicamentos listados, com média de 272,3 (DP=71,1) medicamentos. Os municípios da DRS XIII apresentaram entre 32 (Luiz Antônio) e 403 (Cássia dos Coqueiros) medicamentos, com média de 198 (DP=111,4). Predominaram os medicamentos que atuavam no sistema nervoso seguidos pelos cardiovasculares e anti-infecciosos sistêmicos.

CONCLUSÕES:

As Remumes mostraram elevada variação no número de medicamentos e grupos farmacológicos e a necessidade de qualificação da assistência farmacêutica municipal (AU).
Biblioteca responsável: BR512.1
Selo DaSilva