Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Discursos sobre a terapia de curta duração para o controle da tuberculose / Discursos sobre la terapia de corta duración para el control de la tuberculosis / Discourses on short-coursetherapy for tuberculosis control

Mitano, Fernando; Sicsú, Amélia Nunes; Lima, Mônica Cristina Ribeiro Alexandre d´Auria de; Peruhype, Rarianne Carvalho; Protti, Simone Terezinha; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. bras. enferm; 70(1): 126-132, jan.-fev. 2017.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-843626

RESUMO OBJETIVO:

analisar os sentidos produzidos por meio das experiências e percepções dos profissionais de saúde sobre a implementação da estratégia do tratamento diretamente observado de curta duração para o controle da tuberculose.

MÉTODO:

estudo qualitativo realizado em Moçambique com 15 profissionais de saúde.Critérios de inclusão: atuação no Programa de Controle da Tuberculose há mais de um ano e estar em atividade profissional no período da entrevista. Para a coleta de dados foi usado um roteiro semiestruturado e as entrevistas realizadas individualmente foram gravadas.

RESULTADOS:

emergiram três unidades discursivas: os procedimentos no tratamento do doente; o papel de Agente Comunitário da Saúde e da família; as dificuldades na aplicação do tratamento diretamente observado de curta duração.

CONCLUSÃO:

o tratamento da tuberculose requer um envolvimento constante da família, da comunidade e principalmente do Estado na criação e aplicação de políticas de formação dos recursos humanos e melhoria de infraestruturas.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva