Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Recidiva da Tuberculose: fatores associados em um Grupo de Vigilância Epidemiológica de São Paulo / Tuberculosis Recurrence: Associated Factors in an Epidemiological Surveillance Group of São Paulo

Rodrigues, Isabela Cristina; Vendramini, Silvia Helena Figueiredo; Ponce, Maria Amélia Zanon; Ruffino-Neto, Antônio; Souza, Nilza Gomes de; Chiaravalloti Neto, Francisco; Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes; Wysocki, Anneliese Domingues.
Rev. eletrônica enferm; 19: 1-12, 20170000. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-834030
Analisar os fatores associados aos casos de recidiva de tuberculose (TB) em notificações no Grupo de Vigilância Epidemiológica XXIX/São José doRio Preto/SP. Trata-se de um estudo caso-controle, analisando as notificações de TB pulmonar no período de 1996 a 2014. Considerou-se caso notificações de ͞Recidiva͟ e controle: notificações classificadas como caso ͞Novo͟ e cujo desfecho foi ͞Cura͟. Utilizou-se para a análise dos dados o odds ratio e análise multivariada com intervalo de confiança de 95%. As variáveis sexo e desfecho desfavorável no 7º mês permaneceram significativamente associadas à recidiva. O sexo masculino apresentou 1,8 vezes maior risco (p=0,0551) e os indivíduos que obtiveram desfecho desfavorável no 7º mês de tratamento apresentaram 4,6 vezes mais chance de ter recidiva (p=0,0000). Foram encontrados dois fatores associados à recidiva: o sexo masculino e o desfecho desfavorável do tratamento, o que mostra a necessidade de avaliar a qualidade da assistência prestada.
Biblioteca responsável: BR1854.9
Selo DaSilva