Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Terapia de curta duração da tuberculose: uma análise discursiva / Terapia de corta duración de la tuberculosis: un análisis discursivo / Short-course therapy for tuberculosis: a discourse analysis

Sousa, Luciana de Oliveira; Mitano, Fernando; Lima, Mônica Cristina Ribeiro Alexandre d'Auria de; Sicsú, Amélia Nunes; Silva, Laís Mara Caetano da; Palha, Pedro Fredemir.
Rev. bras. enferm; 69(6): 1154-1163, nov.-dez. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-829854

RESUMO OBJETIVO:

analisar os sentidos produzidos pelos profissionais de enfermagem sobre o tratamento diretamente observado (TDO) para tuberculose (TB) em município do estado de São Paulo.

MÉTODO:

trata-se de estudo qualitativo, desenvolvido em março e abril de 2014, por meio de entrevista semidirigida, com nove profissionais de enfermagem. O material empírico produzido foi analisado conforme o aporte teórico-metodológico de Análise de Discurso de matriz francesa.

RESULTADOS:

emergiram como resultados três blocos discursivos: Condições de produção das práticas de controle da tuberculose; Condições de produção que facilitam o tratamento da tuberculose; Condições de produção que dificultam o tratamento da tuberculose.

CONCLUSÃO:

os dizeres desses profissionais produzem diversos sentidos, os quais sugerem que as práticas dos profissionais de Enfermagem possibilitam ao doente a busca pela cura, reforçada por incentivos de caráter social, não obstante, permeadas por vicissitudes circunscritas nas condições de produção do cotidiano da pessoa adoecida.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva