Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experience of health professionals in care of the homeless population with tuberculosis / Experiencia de los profesionales sanitarios en el cuidado a la persona con tuberculosis en situación de calle / Experiência dos profissionais de saúde no cuidado da pessoa com tuberculose em situação de rua

Alecrim, Tatiana Ferraz de Araújo; Mitano, Fernando; Reis, Amanda Alessandra dos; Roos, Cristine Moraes; Palha, Pedro Fredemir; Protti-Zanatta, Simone Teresinha.
Rev. Esc. Enferm. USP; 50(5): 808-815, Sept.-Oct. 2016.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-829621
Resumo OBJETIVO Analisar os discursos dos profissionais de saúde do Consultório na Rua em relação ao cuidado à pessoa em situação de rua com tuberculose. MÉTODO Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada na região central do município de São Paulo, em três Unidades Básicas de Saúde, no período de novembro a dezembro de 2014. Utilizou-se de um roteiro de entrevista semiestruturada para a coleta de dados e todas as entrevistas foram gravadas com recurso a um gravador digital. RESULTADOS Foram entrevistados seis profissionais de saúde. Segundo a perspectiva da Análise de Discurso, emergiram três blocos discursivos: experiência sobre o cuidar na rua; fragilidades inerentes ao processo de tratamento e incentivos como meio para a permanência do sujeito doente no tratamento. CONCLUSÃO Cuidar da pessoa com tuberculose e em situação de rua constitui uma experiência nova e desafiadora, implica dificuldades em lidar com a realidade de um contexto social miserável, falta e inadequação de serviços, bem como limitações do cuidado para a cura e abandono do tratamento, podendo reforçar a multirresistência. Contudo, as equipes de Consultório na Rua investigadas buscam ampliar o acesso aos serviços de saúde e assistência social a essa população.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva