Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolos na atenção à saúde de mulheres em situação de violência sexual sob a ótica de profissionais de saúde / Protocols in healthcare for female victims of sexual violence from the standpoint of healthcare professionals

Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Silva, Ana Cristina Feijó da; Moreira, Gracyelle Alves Remigio; Cavalcanti, Ludmila Fontenele; Silva, Raimunda Magalhães da.
Ciênc. Saúde Colet; 21(12): 3957-3965, 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-828514
Resumo Analisou-se a utilização de protocolos na atenção à saúde de mulheres em situação de violência sexual sob a ótica de profissionais. Estudo qualitativo com 18 instituições e 140 profissionais entrevistados em Fortaleza e Rio de Janeiro. Diante dos dados organizados os núcleos de sentido apontaram para as potencialidades na utilização de protocolos; limites a serem enfrentados na adoção de protocolos; e necessidade da construção de protocolo e de formação profissional. Os resultados mostraram pontos de convergência e divergência entre os dois municípios em relação à utilização de protocolos na atenção à saúde de mulheres em situação de violência sexual. No Rio de Janeiro é reconhecida a adoção de protocolos nos serviços pela maioria dos entrevistados e a existência de um fluxo estabelecido, envolvendo a atuação das diversas categoriais profissionais. Em Fortaleza, os participantes de apenas uma instituição mencionaram a utilização de protocolos e fluxos internos de atendimento. Nas duas capitais observa-se a fragilidade da qualificação profissional para atuar junto às mulheres em situação de violência sexual decorrente da limitada abordagem durante a graduação das profissões de saúde, agravada pela falta de treinamento nos serviços.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva