Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil comportamental de gestantes atendidas no centro de testagem e aconselhamento em município de fronteira / Behavioral profile of pregnant women attended in a testing and counseling center in a frontier municipality / Perfil de comportamieno de gestantes atendidas en el centro de pruebas y asesoramiento en municipio de frontera

Barbosa, Ana Jessily Camargo; Bertin, Fabiana; Silva, Rosane Meire Munhak da; Faller, Jossiana Wilke; Silva-Sobrinho, Reinaldo Antônio da; Zilly, Adriana.
Cogitare enferm; 21(1): 01-08, jan.-mar.2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-726
Objetivou-se identificar o perfil comportamental e epidemiológico de gestantes atendidas em Centros de Testagem e Aconselhamento em município de fronteira, entre 2007-2013 e descrever a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis. Estudo descritivo, documental e retrospectivo, com 905 mulheres. A procura pelo serviço de testagem relacionou-se ao pré-natal. As gestantes eram jovens (20 a 29 anos), casadas ou com união estável, brancas, com até 11 anos de estudo. Verificou-se 1,66% de sorologia positiva para Vírus da Imunodeficiência Humana, 0,44% sífilis, 0,22% hepatite B e C cada. As gestantes apresentaram comportamento de risco relacionado à não utilização de preservativos com seu parceiro fixo e por usar drogas lícitas e ilícitas. Também, 12,6% relataram não usar preservativos por falta de informação. Conclui-se que é fundamental fortalecer ações no contexto das políticas públicas de saúde existentes nas diferentes necessidades de saúde das mulheres, para assim, reduzir o comportamento de risco (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9
Selo DaSilva