Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições de desinfecção de superfícies inanimadas em unidades de terapia intensiva / Conditions of disinfection of inanimated surfaces in intensive therapy units / Condiciones de desinfección de superficies inanimadas en unidades de terapia intensiva

Souza, Mayara Esquivel de; Ferreira, Helder; Zilly, Adriana; Mattos, Andréa Luciana Araújo de; Pereira, Loreni Silva Groth; Silva, Rosane Meire Munhak da.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 11(4): 951-956, jul.-set. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1005775

OBJETIVO:

Descrever as condições de limpeza de superfícies inanimadas comuns ao toque dos pacientes e da equipe de saúde após limpeza terminal em unidade de terapia intensiva.

MÉTODO:

Estudo prospectivo, experimental, desenvolvido entre novembro e dezembro de 2016. Foram avaliadas 44 superfícies próximas ao paciente, por meio da inspeção visual e método microbiológico.

RESULTADOS:

Visualmente, todas as superfícies encontravam-se secas e limpas. Pelo método de coloração de Gram, verificaram-se microrganismos em 81,8% dos leitos. Foram encontrados microrganismos em 40,9% de superfícies, principalmente nas grades de camas. Em bombas infusoras não foram observados microrganismos. Em 38,8% das amostras encontrou-se Bacilos Gram negativos.

CONCLUSÃO:

Há necessidade de mudanças no comportamento da equipe de saúde, assim como a revisão dos protocolos de desinfecção como formas de reduzir às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva