Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

ROTINA DE EXAMES NA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL APÓS A IMPLANTAÇÃODO PROGRAMA REDE MÃE PARANAENSE / EXAMS ROUTINE IN ATTENTION TO THE PRENATAL CARE AFTER THE IMPLEMENTATION OF THE PARANAENSE MOTHER NETWORK PROGRAM

Ferreira, Helder; Novelli, Inês Angélica; França, Andrea Ferreira Ouchi; Caldeira, Sebastião; Silva, Rosane Meire Munhak da.
Rev. enferm. UFSM; 7(4): 1-15, out.-dez. 2017.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-34343

OBJETIVO:

conhecer as percepções de profissionais de saúde e gestores acerca dasrotinas de exames na atenção ao pré-natal, após a implantação do Programa Rede MãeParanaense.

MÉTODO:

pesquisa qualitativa, realizada no primeiro semestre de 2015, por meiode entrevistas com 19 profissionais atuantes em serviços de Atenção Primária à Saúde demunicípios da nona Regional de Saúde do Paraná, Brasil. Para análise dos resultados utilizouseanálise temática.

RESULTADOS:

o enfermeiro é o principal responsável por solicitar osexames, as gestantes tem acesso aos exames laboratoriais, mas o desafio permanece naliberação dos exames de imagem. As dificuldades centraram-se na atenção às brasiguaias, nacontrarreferência por parte do hospital de alto risco, custeio dos exames, resistência médicaem solicitar alguns exames, falta de recursos e organização do trabalho.Consideraçõesfinais: o programa possibilitou melhorias nas rotinas de exames, contudo, as dificuldadesapontadas poderão comprometer a atenção ao pré-natal.(AU)
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: BR568.1
Selo DaSilva