Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações de supervisão na perspectiva dos enfermeiros coordenadores de um hospital de ensino / Nursing supervision from the perspective of nurse coordinators of a teaching hospital

Dias, Claudia Aparecida; Santos, Dilma Costa; Matias, Luciana de Oliveira; Servo, Maria Lucia Silva; Santana, Carmem Lúcia Albuquerque de; Tanaka, Luiza Hiromi.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-34186

OBJETIVO:

compreender a percepção dos Coordenadores de Áreas Assistenciais de Enfermagem sobre a supervisãode enfermagem realizada pelos enfermeiros assistenciais no contexto hospitalar.

MÉTODO:

estudo de abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Foram entrevistados 16 coordenadores de enfermagemde um hospital de ensino. Os dados foram analisados pelo método Conteúdo Qualitativo-Temático. Emergiram trêscategorias empíricas: Supervisão de Enfermagem: Ferramenta Gerencial que Qualifica o Cuidado, Imbricamentoentre Administrar e Cuidar e Supervisionar: Reflexo do Processo Formativo e Contexto Institucional.

RESULTADOS:

asignificação dada pelo grupo social dos coordenadores sobre a supervisão de enfermagem praticada revela uma prática gerencial de controle e pouco educativa, porém com impacto positivo para a qualidade assistencial.

CONCLUSÃO:

a percepção dos Coordenadores de Áreas Assistenciais de Enfermagem sobre a supervisão de enfermagem reveloudeficiências na implementação atribuídas às lacunas da formação, às demandas excessivas no trabalho e à falta decapacitação em relação à prática da supervisão.(AU)
Biblioteca responsável: BR342.1
Selo DaSilva