Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A longitudinalidade no cuidado à saúde da criança no contexto da atenção primária / Longitudinality in child health care in the context of primary care

Silva, Rosane Meire Munhak da; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; Neves, Eliane Tatsch; Moura, Cynthia Borges de; Viera, Cláudia Silveira.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(5): 1909-1917, mai.2017. ilus
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-31382

OBJETIVOS:

identificar na visão dos cuidadores a longitudinalidade da Atenção Primária para resolver problemas de saúde de crianças.

MÉTODO:

estudo de abordagem qualitativa, em que se realizaram entrevistas e mapas falantes com 16 cuidadores. Os dados foram agrupados e analisados em categorias temáticas.

RESULTADOS:

demonstrou-se que longitudinalidade significa estabelecer relações terapêuticas independente de doenças. Todavia, evidenciou-se nos serviços de atenção primária procurados: falta de confiança; não responsabilização; ausência de acolhimento; vínculo estabelecido com um único profissional, resultando na escolha do pronto atendimento para assistência do filho doente.

CONCLUSÃO:

a fragilidade na longitudinalidade ocasionou baixa resolutividade aos problemas de saúde das crianças, implicando a necessidade de mudanças no processo de trabalho na atenção primária. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva