Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Banco de termos da linguagem especial de enfermagem da unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital de ensino - estudo descritivo / Bank of terms of the nursing special language in a neonatal intensive care unit of a teaching hospital - descriptive study

Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Garcia, Telma Ribeiro; Nóbrega, Renata Valéria; Araújo, Rafaela Teotônio de Melo.
Online braz. j. nurs. (Online); 8(2)ago. 2009. tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-23835
Problema: A falta de uniformização da linguagem de enfermagem tem sido apontada com um dos grandes problemas enfrentados para que a profissão passe a ser reconhecida como ciência. A ênfase para solucionar essas inquietações levou ao desenvolvimento de terminologias de enfermagem, que muitas vezes não refletem a prática de enfermagem local, fato que motivou a identificação de termos da prática de enfermagem de um hospital de ensino.

OBJETIVO:

Construir o Banco de Termos da Linguagem Especial de Enfermagem, fundamentado no Modelo de Sete Eixos da CIPE®, para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital de ensino, a partir dos termos identificados nos registros de enfermagem desta unidade.

METODOLOGIA:

Pesquisa descritiva desenvolvida com o propósito de contribuir para a sistematização da assistência de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital de ensino. As etapas executadas nesta pesquisa foram: identificação e avaliação de documentação especializada; mapeamento cruzado dos termos identificados com os termos da CIPE® Versão 1.0; estabelecimento de árvores de domínio das bases de dados; elaboração de definições para os termos não constantes na CIPE®; validação dos termos e definições incluídos nas bases de dados.

RESULTADOS:

Os resultados evidenciam que os 596 termos e definições validadas permitiram a construção do Banco de Termos da Linguagem Especial de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, contendo 226 termos constantes e 374 não constantes na CIPE® Versão 1.0.

CONCLUSÃO:

Espera-se que esse banco seja fonte para desenvolvimento de Catálogos CIPE®, ou seja, conjuntos de afirmativas de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, que poderão ser utilizados para implementação da sistematização da assistência de enfermagem na referida unidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR1342.1
Selo DaSilva