Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização de equipamentos de proteção individual por enfermeiros de uma unidade hospitalar / The use of individual protection equipment for nurses of a hospital

Fernandes, Mayara de Oliveira; Macêdo-Costa, Kátia Nêyla de Freitas; Silva, Grazielle Roberta Freitas da; Negreiros, Patrícia de Lemos.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-22139

INTRODUÇÃO:

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) consistem em medidas para minimizar e até mesmo eliminar riscos na saúde do trabalhador. Seu uso é essencial no ambiente de trabalho de enfermagem.

OBJETIVO:

Observar a utilização dos EPIs por enfermeiros em uma unidade hospitalar.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Pesquisa observacional de caráter quantitativo realizada em julho/2007, em um hospital de pequeno porte no Ceará. Foi realizada com 05 enfermeiros, no qual se usou um instrumento do tipo check-list. Os dados foram organizados e analisados em quadros e gráficos e subdivididos por procedimentos.

RESULTADOS:

Observaram-se os seguintes procedimentos: punção venosa de longa permanência, ausculta pulmonar, curativo, cateterismo vesical de demora, parto vaginal, aspiração orotraqueal, toque vaginal e vacinação. Identificou-se carência dos equipamentos de proteção, porém houve a utilização em parte por parte dos enfermeiros. Os sapatos fechados foram os equipamentos mais usados, seguidos da luva, do jaleco e da máscara. O gorro e os óculos não apareceram em nenhuma circunstância.Considerações finais: Devido às periculosidades e as insalubridades as quais os enfermeiros estão expostos, eles necessitam ser conscientizados além de exigir das instituições a aquisição e uso dos EPIs.(AU)
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1
Selo DaSilva