Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud

Brasil

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Implantação dos serviços clínicos farmacêuticos na atenção primária à saúde do distrito / Implantation of pharmaceutical clinical services in the primary health care of the federal district

Giomo, Anna Heliza Silva; Queiroz, Patrícia de Castro Mendonça; Abreu, Tânia Regina Araújo de; Serpa, Dayane Leite; Silva, Marcus Tulio Batista; Silva, Dayde Lane Mendonça da; Nobre Junior, Anderson Freire; Godinho, Marília Gabriela.
Comun. ciênc. saúde; 29(supl. 1): 45-50, ago. 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-972693

INTRODUÇÃO:

a implantação dos serviços clínicos farmacêuticos visa qualificar a assistência à saúde da população do DF e está em consonância com as Portarias 77 e 78 de 2017, que estabelecem e regulamentam a Política de Atenção Primária à Saúde do DF.

OBJETIVO:

descrever a experiência de implantar os serviços clínicos farmacêuticos no âmbito da Atenção Primária à Saúde do DF.

MÉTODOS:

o trabalho é descritivo com modalidade de relato de experiência de implantação dos serviços clínicos farmacêuticos, a qual foi organizado em 6 etapas: 1. Seleção das UBS e farmacêuticos; 2. Capacitação dos Farmacêutico; 3. Pactuação com os Gestores regionais e locais; 4. Implantação do serviço, 5. Monitoramento e avaliação dos resultados e 6. Multiplicação para demais UBS.

RESULTADOS:

capacitação de 100% dos profissionais; a publicação da Nota Técnica nº 2/2017, criada e elaborada em conjunto com os gestores das regiões de saúde, que estabelece os instrumentos para organização do Cuidado Farmacêutico nas Unidades Básicas de Saúde da SES/DF; e serviço clínico executado em 100% das UBS selecionadas.

CONCLUSÃO:

a implantação do cuidado farmacêutico reorganiza a Assistência Farmacêutica, traz resolutividade e qualificação para os serviços de saúde, uma vez que a farmácia passa a prestar serviços clínicos somados aos serviços de logística.
Biblioteca responsable: BR599.1
Selo DaSilva