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Competências relacionadas ao perfil de formação de profissionais médicos: uma análise do Programa Mais Médicos em Minas Gerais / Competences related to the training profile of medical professionals: an analysis of the Mais Médicos Program in Minas Gerais

Nascimento, Juliana Goulart Soares do.
Artigo em Português | Coleciona SUS (Brasil) | Ago 2017 | ID: sus-32117
Resumo: O presente artigo visa discutir a relação entre as competências descritas pelos currículos médicos e suas mobilizações quando do exercício do trabalho no contexto do Programa Mais Médicos. Através de abordagem metodológica de natureza comparativa, buscou-se elucidar se há uma articulação entre as competências descritas no currículo de formação médica de cubanos e brasileiros e as de fato mobilizadas pelos mesmos durante a execução de seu trabalho dentro do Programa Mais Médicos. Observou-se que apesar de existirem vários pontos de convergência entre os dois currículos, ainda verificam-se atuações muito distintas na prática profissional, resultado este que abre a possibilidade de discussão sobre possíveis ajustes nas matrizes curriculares e/ou programas de educação continuada, ou ainda na prática docente, para que de fato elas atendam as competências estruturadas e descritas como ideais ao exercício da profissão.(AU)
This article aims to discuss the relationship between the competencies described by the medical curriculum and their application when working in the context of the program “Mais Médicos”. Through methodological approach of comparative nature, it sought to elucidate whether there is a link between the competencies described in the curriculum of medical education of Cubans and Brazilians and the ones in fact applied by them during the execution of their work within the program “Mais Médicos”. It was observed that although there are many points of convergence between the two curricula, there are still very different roles in professional practice, a result which opens up the possibility of discussion about possible adjustments to the curriculum matrices and/or continuing education programs, or in teaching practice, so that in fact they meet the competencies structured and described as ideal for the exercise of the profession.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1