Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Há indicação de vacinação contra Herpes Zoster para adultos na faixa etária de 50 anos ou mais que já tiveram a doença?

Núcleo de Telessaúde Espírito Santo | Segunda Opinião Formativa | 04 Jun 2019 | ID: sof-41811
Resposta:

Adultos com idade ≥ 50 anos com história de herpes zoster tem indicação de receber vacina recombinante de zoster (RZV) e aqueles com episódio atual de herpes zoster podem receber a RZV após o desaparecimento da doença aguda e a diminuição dos sintomas(1). Entre os indivíduos vacinados que desenvolveram a doença, a vacina reduziu significativamente a dor associada às lesões, bem como redução de complicações oftalmológicas, alodínia, infecção bacteriana, cicatrizes e paralisia de nervos periféricos.

Recomendam que todos os adultos com idade ≥ 60 anos recebam uma dose única de vacina contra o zoster, obedecendo o prazo de 1 ano entre o episódio agudo e a vacinação.

A vacinação não é indicada para o tratamento do herpes zoster ou neuralgia pós-herpética. Existem certas precauções como história de reação anafilaxoide a Neomicina, reação adversa prévia a vacina e contraindicações para a vacinação, particularmente em hospedeiros imunocomprometidos. (2)

Escolha da vacina – Existem dois tipos de vacina contra zoster:

1. Vacina não-viva de glicoproteína recombinante E (designada vacina recombinante de zoster [RZV];

2. Vacina viva atenuada (designada vacina de zoster viva [ZVL];

A vacina recombinante pode ser administrada em indivíduos imunocomprometidos, ao contrário da vacina viva atenuada, além do menor custo.