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Atenção Primária à Saúde

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Como o profissional da atenção básica pode atuar frente a um caso de violência?

| Segunda Opinião Formativa | 04 Abr 2018 | ID: sof-37651
Resposta:

A vítima de violência deve ter atendimento priorizado, com garantia de privacidade no atendimento e estabelecimento de relação de confiança e respeito(1). Recomenda-se focar no acolhimento com resposta positiva capaz de minorar danos e sofrimentos às pessoas em situação de violência(2). Para isso, é importante ouvir e estar atendo a comunicações verbais e não verbais(1) para, somente depois, realizar preenchimento de fichas e prontuários. O profissional deve desenvolver atitude compreensiva, evitando julgamento e crítica(1). Deve estar atenta aos sinais de alerta de violência (explicação inconsistente de traumatismo ou atraso na busca de atendimento médico, queixas como dor abdominal crônica, cefaleia, fadiga e falta de adesão ao tratamento) e realizar uma abordagem clínica centrado na pessoa(1,2) de forma empática ética e sigilosa.

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