Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação microbiológica da alimentação servida aos passageiros de um navio de cruzeiro na temporada 2009/2010. Detecção de Bacillus cereus em refeição à base de peixe / Microbiology evaluation of the meal served to passengers in a ship cruiser in the 2009/2010 season. Detection of Bacillus cereus in the fish-based meal

Passos, Estevão de Camargo; Mello, Ana Ruth Pereira de; Sousa, Cícero Vagner de; Alonso, Ana Carolina Buchalla; Gonzalea, Eduardo; Tavares, Mário.
Rev. Inst. Adolfo Lutz; 69(4): 571-575, out.-dez. 2010. tab
Artigo em Português | Sec. Est. Saúde SP | Dez 2010 | ID: ses-19260
Resumo: Em janeiro de 2010, foi realizada uma vistoria sanitária pelos técnicos da ANVISA, em um navio durante a escala no porto de Santos/SP, pela ocorrência de distúrbios gastrointestinais nos passageiros e tripulantes, após a escala em Búzios, RJ. Foram coletadas amostras dos alimentos preparados: ensopados de peixe, de carne, de frango e de porco; salada de batatas com maionese, saladas grega e mista com macarrão; molho de maionese com ketchup e amostras de água potável de cinco pontos. As amostras foram analisadas segundo as metodologias descritas no “Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods”, da American Public Health Association (2001) e “Standard Methods” (2005). Foi isolado Bacillus cereus no ensopado de peixe e coliformes a 35ºC no reservatório de água potável do navio. Coliformes totais e termotolerantes, Staphylococcus aureus coagulase positiva, clostrídios sulfito redutores, Bacillus cereus e Salmonella spp não foram isolados dos demais alimentos, tampouco Escherichia coli das amostras de água. A ocorrência de Bacillus cereus no ensopado de peixe com valores acima do limite de tolerância estabelecido pela Resolução RDC nº 12/2001, da ANVISA/MS, pode ser a causa de surtos de toxinfecção alimentar nos passageiros e tripulantes de navios de cruzeiros. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR91.2; P / BR76.1; P