Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Provável surto de toxinfecção alimentar em funcionários de uma empresa no litoral da região sudeste do Brasil / Presumptive outbreak of food-borne disease among employees working for a company in the southeastern coastal region of Brazil

Passos, Estevão de Camargo; Mello, Ana Ruth Pereira de; Sousa, Cícero Vagner de; Silva, Carlos Roberto da; Alonso, Ana Carolina Buchalla; Gonzalez, Eduardo; Tavares, Mário.
Rev. Inst. Adolfo Lutz; 69(1): 136-140, jan.-mar. 2010. tab
Artigo em Português | Sec. Est. Saúde SP | Mar 2010 | ID: ses-17626
Resumo: Foi descrito um provável surto de toxinfecção alimentar em 10 funcionários de uma empresa do município do Guarujá, Estado de São Paulo, em setembro de 2009. A empresa produtora das refeições encaminhou ao Setor de Microbiologia Alimentar do Instituto Adolfo Lutz (IAL) - Laboratório Regional de Santos as amostras dos alimentos, suco e água servidas no almoço dos empregados de uma empresa cliente. As amostras foram analisadas seguindo-se a metodologia descrita no Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods (2001) e Standard Methods (2005); os resultados foram comparados de acordo com os padrões microbiológicos estabelecidos pela Resolução RDC nº 12/2001 da ANVISA e pela Portaria nº518/2004 do Ministério da Saúde. Os coliformes totais foram detectados na amostra de água e os coliformes termotolerantes foram identificados na amostra de salada de alface com queijo servida no restaurante(N.M.P. 1,1x103/g). Não foram isolados Staphylococcus coagulase positiva, Bacillus cereus, Salmonellaspp. e tampouco clostrídios sulfito-redutores. Os resultados das análises microbiológicas associados aos sintomas de gastroenterites em funcionários sugerem a ocorrência de surto de toxinfecção alimentar. O presente relato mostra a importância do trabalho do Laboratório de Saúde Pública na elucidação de doenças transmitidas por alimentos. (AU)
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR91.2; P