Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividade educativa para a promoção do cuidado com o recém-nascido / Educational activity for the promotion of care with the newly born

Ribeiro, Suianny Christina Soares Santos; Rocha, Rebeca Silveira; Jacob, Lia Maristela da Silva; Jorge, Herla Maria Furtado; Mafetoni, Reginaldo Roque; Pimenta, Cláudia Jeane Lopes.
Saude e pesqui. (Impr.); 11(3): 545-553, Set-Dez 2018.
Artigo em Português | LILACS-Express | Nov 2018 | ID: biblio-970782
Resumo: O presente estudo buscou avaliar a influência de uma atividade educativa para a promoção do cuidado com o recém-nascido. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e quantitativo, realizado no Alojamento Conjunto de uma maternidade em Mombaça-CE, com 61 puérperas. Para coleta de dados, utilizaram-se da observação informal e de um questionário adaptado, em que foram registrados as informações pessoais e os dados sobre os cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno pré e pós-atividade educativa, para avaliar as principais dificuldades das puérperas. Uma parte relevante das mulheres apresentava conhecimentos errôneos sobre os cuidados com o recém-nascido e sobre o aleitamento materno. A realização da atividade educativa proporcionou a orientação adequada das mulheres e o esclarecimento de dúvidas existentes. Assim, torna-se necessária a prática constante de educação em saúde às gestantes e puérperas, tanto na assistência pré-natal como na Unidade de Alojamento Conjunto, associado à distribuição de material educativo de fácil compreensão.
The influence of educational activities in the promotion of care for the newly born child is evaluated through an exploratory, descriptive and quantitative study in a maternity hostel in Mombaça CE Brazil, with 61 puerperas. Data collection comprised informal observation and a questionnaire in which personal information and data on care with the newly born child and pre- and post-educational breast-feeding were registered to evaluate the main difficulties of puerperas. Several mothers had mistaken knowledge on care with newly born children and on breast-feeding. Educational activity provided the proper guidelines and the elimination of doubts. The constant practice of health care to pregnant women and puerperas in pre-natal visits associated with the distribution of easy education material is highly relevant.
Biblioteca responsável: BR1934.9