Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implementação das boas práticas na atenção ao parto em maternidade de referência / Implementation of good practice in assistance to labor at a reference maternity

Melo, Bruna Marques de; Gomes, Linicarla Fabiole de Souza; Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira; Lima, Sâmua Kelen Mendes de; Damasceno, Ana Kelve de Castro.
Rev Rene (Online); 18(3): 376-382, maio-jun 2017.
Artigo em Inglês | LILACS | Jun 2017 | ID: biblio-849265
Resumo: Objetivo: descrever a implementação das boas práticas de atenção ao parto em uma maternidade de referência. Métodos: estudo documental, descritivo, com 300 Fichas de Monitoramento da Atenção ao Parto e Nascimento. Os dados foram reunidos em tabelas e submetidos à análise descritiva e numérica inferencial. Resultados: na categoria A observou-se que, 48,3% dos partos tiveram o preenchimento do partograma; 84,0% das parturientes não utilizou métodos não farmacológicos para alívio da dor; 67,0% permaneceu em dieta zero durante o trabalho de parto; 84,7% não teve acompanhante no pré-parto, parto e pós parto; 57,0% realizou contato pele a pele; e 65,3% amamentou em sala de parto. Na categoria B encontrou-se que 54,0% das parturientes permaneceu em venóclise; 60,7% permaneceu na posição semi-sentada no período expulsivo; e foi realizada tricotomia em 14,7% das mulheres. Conclusão: algumas práticas demonstradamente úteis no parto ainda são pouco implementadas, enquanto outras prejudiciais ou ineficazes continuam sendo executadas. (au)
Biblioteca responsável: BR6.1