Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE AAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS / PERCEPTION OF NURSING STUDENTS ON PROBLEM-BASED LEARNING

Alarcon, Miriam Fernanda Sanches; Galdino, Maria José Quina; Martins, Júlia Trevisan; Prezotto, Kelly Holanda; Komatsu, Ricardo Shoiti.
Rev. enferm. UFSM; 8(3): 1-15, jul.-set. 2018.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Set 2018 | ID: bde-34322
Resumo: bjetivo: revelar a percepção de graduandos sobre o método de AprendizagemBaseada em Problemas. Método: estudo qualitativo realizado com 16 graduandos deenfermagem de uma universidade pública da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletadospor entrevistas individuais e submetidos à Análise de Conteúdo. Resultados: identificaram-setrês categorias: despertando, pesquisando e trocando experiência; facilitando orelacionamento interpessoal e relação teoria-prática e falta de tempo para desenvolver ométodo. Os estudantes revelaram que o método de aprendizagem baseada em problemas é umestímulo positivo, pois facilita a relação profícua entre estudantes e tutores, correlacionandoprática e teoria, porém, uma das maiores dificuldades indicada nesse método é a falta detempo para desenvolvê-lo. Conclusão: os estudantes perceberam o método como umaestratégia importante e efetiva nos processos de ensino e aprendizagem.(AU)
Aim: to reveal the students' perception about the problem-based learning.Method: this is a qualitative study carried out with 16 nursing undergraduates from a publicuniversity in the Southern Region of Brazil. Data were collected through individual interviewsand submitted to content analysis. Results: three categories were identified: Awakening,researching and exchanging experience; Facilitating interpersonal relationships and therelation between theory and practice and lack of time to develop method. The studentsrevealed that the problem-based learning method is a positive stimulus, because it enables the profitable relationship between students and tutors, correlating practice-theory. However,one of the greatest difficulties indicated about this method is the lack of time to develop it.Conclusion: the students perceived the method as an important and effective strategy in theteaching and learning processes.(AU)
Objetivo: revelar la comprensión de los graduandos sobre el método de aprendizajebasado en problemas. Método: estudio cualitativo realizado con 16 graduandos de enfermería deuna universidad pública de la Región Sur de Brasil. Los datos fueron recolectados por medio deentrevistas individuales y analizados por análisis de contenido. Resultados: se identificó trescategorías: despertando, investigando e intercambiando experiencia, facilitando la relacióninterpersonal y la relación entre teoría-práctica y la falta de tiempo para desarrollar el método.Los estudiantes revelaron que el método de aprendizaje basado en problemas es un estímulopositivo, porque proporciona una relación productiva entre estudiantes y tutores,correlacionando la práctica y teoría, pero una de las mayores dificultades del método es la faltade tiempo para desarrollarlo. Conclusión: los estudiantes comprendieron el método como unaestrategia importante y efectiva en los procesos de enseñanza y aprendizaje.(AU)
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: BR568.1