Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Personalidade hardiness e coping entre profissionais de enfermagem do centro cirúrgico / Hardiness personality and coping between nursing professionals of surgical centers

Jacques, João Paulo Belini; Oussak, Luana Cristine dos Santos; Scholze, Alessandro Rolim; Ribeiro, Benedita Gonçalesde Assis; Martins, Julia Trevisan; Perfeito, Renata Ribeiro.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(supl.11): 4631-4637, nov.2017. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Nov 2017 | ID: bde-33487
Resumo: Objetivo: avaliar a presença de personalidade Hardiness e enfrentamento Coping entre profissionais de enfermagem de Centros Cirúrgicos. Método: estudo quantitativo, transversal, correlacional, descritivo, desenvolvido com 66 profissionais da equipe de enfermagem do centro cirúrgico de três instituições hospitalares. Para a coleta de dados, utilizou-se a escala de Hardiness, a Escala de Coping Ocupacional e análise do coeficiente de Spearman por domínio entre a escala de personalidade de Hardiness e Coping. Resultados: a maioria era do sexo feminino, casados, técnicos de enfermagem, concursados. Ao avaliar a intensidade da personalidade Hardiness, nenhum indivíduo apresentou essa característica, mas a população estudada apresentou um processo de Coping. Conclusão: constata-se que não houve personalidade hardiness, no entanto, identificou-se indivíduos com características Coping de personalidade resistente, que tentam modificar a percepção do estresse. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1