Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tendência da mortalidade masculina, 2002-2012: estudo de série temporal de uma capital do pantanal brasileiro / Male mortality trend, 2002-2012: a time series study of a capital of the brazilian pantanal

Fraga, Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira; Corrêa, Áurea Christina de Paula; Guimarães, Lenir Vaz; Silva, Luanna Arruda e; Mozer, Isabele Torquato; Medeiros, Renata Marien Knupp.
REME rev. min. enferm; 21jan.2017. tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | 2017 | ID: bde-32664
Resumo: OBJETIVO: analisar a tendência da mortalidade masculina em Cuiabá-Mato Grosso em homens entre 20 e 59 anos, no período de 2002-2012. MÉTODO: estudo ecológico de série temporal. Foram calculados os coeficientes padronizados da mortalidade masculina segundo grupos de causas. Para análise da tendência da série temporal foi utilizado o modelo de regressão linear de Prais-Winsten. RESULTADOS: observou-se tendência ao crescimento das neoplasias malignas (taxa de incremento: 3,2% ao ano e IC95% 0,2 a 6,4) e redução das causas externas (taxa de incremento: -2% ao ano e IC95% -2,8 a -1,2). CONCLUSÃO: os coeficientes de mortalidade nessa população ainda se apresentam extremamente altos. Nesse sentido, é importante ressaltar a necessidade da articulação entre os serviços, focando a prevenção das mortes, especialmente as evitáveis e as que acometem a população masculina mais jovem.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.1