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Intervenção educativa de enfermagem ao cliente submetido à cirurgia cardíaca / Nursing educational intervention to the client subjected to cardiac surgery

Rosseto, Kassia Regina de Castro; Nunes, Karolini Zuqui; Romero, Walckiria Garcia; Furieri, Lorena Barros; Massaroni, Leila; Fioresi, Mirian.
Rev. baiana enferm; 31(4)2017.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | 2017 | ID: bde-32492
Resumo: Objetivo: analisar se um programa educativo de enfermagem favorece o conhecimento e orienta as condutasadotadas pelos clientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Método: estudo de intervenção realizado com 51pacientes. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário estruturado. Análise estatística:foram usados os testes qui-quadrado, exato de Fisher, Mann-Whitney ou coeficiente de correlação de Spearman,quando apropriados. Resultados: o programa educativo foi considerado importante para garantir tranquilidade,adesão ao tratamento e auxílio na recuperação. Entretanto, os clientes apresentaram compreensão limitada quantoa alguns procedimentos comuns do pós-operatório. As respostas inadequadas foram relacionadas à baixa escolaridade(p < 0,05). Houve correlação moderada e negativa (ρ = -0,314; p < 0,05) entre a coerência das respostas e otempo entre a orientação e a cirurgia. Conclusão: o programa educativo favoreceu o conhecimento e orientou ascondutas adotadas pelos clientes na fase pós-operatória. (AU)
Objective: to analyze if a nursing educational program favors knowledge and guides the adopted conduct by clients inthe cardiac surgery postoperative. Method: intervention study carried out with 51 patients. Data collection was doneby applying a structured form. Statistical analysis: chi-squared test, Fisher’s exact test, Mann-Whitney or Spearman’scorrelation coefficient, when appropriate. Results: nursing educational program was considered important to ensuretranquility, treatment adherence and recovery support. However, clients presented limited comprehension regardingsome regular postoperative procedures. Inadequate answers were associated to low education (p < 0.05). There was moderate and negative correlation (ρ = -0.314; p < 0.05) between answer coherence and time within guidance andsurgery. Conclusion: the educational program favor the knowledge and guided the adopted conducts by the clientsin postoperative phase. (AU)
Biblioteca responsável: BR342.1