Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da assistência de enfermagem: no caleidoscópio dos enfermeiros de um hospital de ensino / Systematization of nursing care: the kaleidoscope of nurses in a teaching hospital

Santos, Amanda Larissa Souza dos; Santos, Rafaella Ayanne Alves dos; Silva, Adriana Maria Pereira da; Leal, Jamille Dias; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Rev. enferm. UFPE on line; 5(7): 1613-1618, set. 2011.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Set 2011 | ID: bde-32081
Resumo: Objetivo: investigar o conhecimento dos enfermeiros em relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa cujos dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas. A amostra foi composta por 13 enfermeiros de um Hospital de Ensino, localizado em Petrolina-PE. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Estudos Humanos e Animais da UNIVASF, de acordo com o parecer nº 96/2010. As falas foram analisadas conforme Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da análise das entrevistas, emergiram categorias e subcategorias: conhecimento sobre a SAE; SAE e a organização do trabalho. Resultados: os enfermeiros entrevistados adquiriram conhecimento sobre a SAE na graduação, onde o processo de enfermagem aprendido na teoria não era aplicado na prática de campo, acarretando deficiência na sua prática profissional. Porém, a maioria reconheceu a SAE como importante instrumento para melhoria da assistência de enfermagem, que possibilita a organização do cuidado, autonomia e valorização profissional. Conclusão: foi percebido com a pesquisa, que os enfermeiros compreendem a importância da SAE e demonstram interesse na sua aplicabilidade, no entanto, apontam diversos fatores como empecilhos para a sua utilização, tais como falta de tempo, de domínio do processo teórico e a sobrecarga de trabalho. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1