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O conhecimento de discentes de enfermagem sobre uso de plantas medicinais como terapia complementar / Conocimiento de estudiantes de enfermería acerca del uso de las plantamedicinales en la terapia complementaria / Nursing students knowledge on use of medicinal plants as supplementary therapy

Badke, Marcio Rossato; Heisler, Elisa Vanessa; Ceolin, Silvana; Andrade, Andressa de; Budó, Maria de Lourdes Denardin; Heck, Rita Maria.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 9(2): 459-465, abr.-jun. 2017.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Abr 2017 | ID: bde-30377
Resumo: Objective: To identify the knowledge of nursing students on the use of medicinal plants as a complementary therapy to health care. Methods: Qualitative research conducted through semi structured interviews with eight nursing students from a Federal University of Rio Grande do Sul in October 2012. In thematic content analysis, three categories emerged: “I learned from my family”, “I acknowledge the importance of medicinal plants” and “I use plants at home, but do not recommend its use in the practical field”. Results: The knowledge of students regarding the use of medicinal plants is of popular source. Insecurity has been observed among stundergraduates as to their agency as future professionals orienting in the guidelines regarding the use of medicinal plants, pointing to the need of advances in the nursing education. Conclusion: Highlights the need to review the nursing syllabuses in order to contemplate the subject, as a mean of promoting health and comprehensive care.(AU)
Objetivo: Investigar o conhecimento de discentes de enfermagem sobre o uso de plantas medicinais como terapia complementar no cuidado da saúde. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada com oito acadêmicos de enfermagem em uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul em outubro de 2012. Na análise de conteúdo, emergiram três temas: “aprendi em família”;“reconheço a importância das plantas medicinais” e “uso as plantas em casa, mas não estimulo o uso em campo prático”. Resultados: O conhecimento dos discentes referente ao uso de plantas medicinais é de origem popular. Observou-se a insegurança que os graduandos possuem frente à atuação como futuros profissionais nas orientações referentes ao uso das plantas medicinais, apontando à necessidade de avançar no ensino de enfermagem. Conclusão: Destaca-se a necessidade de revisão nos currículos para que deem suporte sobre o tema, com vistas à promoção da saúde e a integralidade do cuidado.(AU)
Objetivo: Identificar el conocimiento de los estudiantes de enfermería en el uso de plantas medicinales como terapia complementaria a la asistencia sanitaria. Método: Estudio cualitativo realizado con entrevistas semiestructuradas con ocho estudiantes de enfermería de una Universidad Federal de Rio Grande do Sul, en octubre de 2012. En el análisis de contenido, surgieron tres categorías: “aprendí con mi familia”,“sé de la importancia del uso de las plantas” y “uso plantas en casa, pero no estimuló el uso en campo práctico”. Resultados: El conocimiento de los estudiantes sobre el uso de plantas medicinales es de fuente popular. Observado la inseguridad que los estudiantes tienen en orientar, como futuros profesionales, las directrices relativas a la utilización de las plantas medicinales, se apunta a la necesidad de avanzar en la formación de enfermería. Conclusión: Pone de relieve la necesidad de revisar los planes de estudios que dan apoyo en el tema, cuyo objetivo es promover la salud y la atención integral.(AU)
Biblioteca responsável: BR1208.1
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