Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desfecho neonatal em gestações que evoluíram com amniorrexe prematura / Neonatal outcome in pregnancies that presented premature rupture of membranes

Silveira, Marcela Lima; Caminha, Náira de Oliveira; Sousa, Rosiléa Alves de; Pessoa, Sarah Maria Fraxe; Gurgel, Eloah de Paula Pessoa; Cavalcante, Dylmara Maria Prudêncio.
Rev. RENE; 15(3): 491-498, maio-jun. 2014.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Jun 2014 | ID: bde-27532
Resumo: Objetivou-se descrever os desfechos neonatais de recém-nascidos, cujas mães apresentaram amniorrexe prematura na gestação. Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo, desenvolvido em maternidade pública de Fortaleza-CE, Brasil, com 166 neonatos de mães com amniorrexe prematura, em 2010. Os dados foram coletados através de pesquisa aos prontuários, por meio de formulário pré-estruturado. Houve predominância de recém-nascidos a termo, com peso adequado e boa vitalidade ao nascer. A análise estatística mostrou associação significante entre prematuridade e período de latência prolongado e as variáveis neonatais: necessidade de suporte respiratório, infecção neonatal e uso de antibióticos. Conclui-se que a idade gestacional apresenta fundamental relevância para conduzir o manejo clínico e a avaliação prognóstica dos desfechos perinatais, visto que os principais agravos relacionados à amniorrexe prematura decorrem da prematuridade.(AU)
Biblioteca responsável: BR6.1