Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortalidade infantil segundo características da mãe e gestação na cidade de Santa Maria, RS / Infant mortality by mother’s characteristics and pregnancy in the city of Santa Maria, RS

Potrich, Tassiana; Medeiros, Laissa Benites; Possobon, Raquel; Vianna, Patrícia; Silva, Ruth Maurer da; Neves, Eliane Tatsch.
Rev. enferm. UFSM; 1(3): 343-350, set.-dez. 2011.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Dez 2011 | ID: bde-25008
Resumo: Objetivo: analisar a mortalidade infantil segundo características da mãe, gestação e peso ao nascer na cidade de Santa Maria, RS. Métodos: pesquisa quantitativa descritiva. As informações foram coletadas no site do Ministério da Saúde, no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde-DATASUS, no período entre 2000 a 2008. Resultados: apontaram maior prevalência de mortalidade infantil em crianças com peso ao nascer, entre 500 e 999g, sendo que as mães possuíam escolaridade abaixo dos sete anos e com idade entre 15 e 24 anos. Em relação à gestação, o período em que ocorreu o maior número de óbitos foi entre 32 e 41 semanas, na ocorrência de parto cesáreo. Considerações finais: recomendam-se novos estudos relacionando os achados com outros fatores de risco, como realização ou não de consultas pré-natal, alimentação materna, número de gestações, para assim determinar um diagnóstico fidedigno da mortalidade infantil do município.(AU)
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: BR568.1