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O diálogo entre a equipe de saúde e mães de bebês prematuros: uma análise freireana / The dialogue between health staff and newborn babies: an analysis based on Paulo Freire

Araújo, Bárbara Bertolossi Marta de; Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará; Rodrigues, Elisa da Conceição.
Rev. enferm. UERJ; 16(2): 180-186, abr.-jun. 2008.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Jun 2008 | ID: bde-14957
Resumo: O estudo teve por objeto a prática de educação adotada pela equipe de saúde junto às mães de recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Seu objetivo é analisar essa prática, segundo o referencial de Freire. Estudo de natureza qualitativa cujos dados foram captados através de entrevista semi-estruturada com seis mães que tiveram seus filhos internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal de uma maternidade federal, situada no município do Rio de Janeiro, no período de fevereiro a abril de 2006. A análise de conteúdo do discurso dos participantes, segundo Bardin, resultou em duas categorias: diálogo e comunicação equipe-mães e (in) compreensão da linguagem técnico-científica. Concluiu-se que a concepção bancária, presente na prática educativa entre profissionais e clientes, mistifica a realidade da unidade neonatal, negando às mães a sua vocação ontológica e histórica de humanizar-se, o que exige sua revisão. (AU)
The study had as object the educational practice adopted by the health team facing newborn mothers interned in the Newborn Intensive Therapy Unit. The objective is to analyze this practice, according to Paulo Freireïs referential. Study of qualitative nature, with data captured through semi structured interviews with six mothers who had children interned in the Newborn Intensive Therapy Unit of a federal maternity, situated in Rio de Janeiro city, from February to April, 2006. The analysis of the participants discourse, according to Bardin, pointed out two categories: dialogue and communication between staff and mothers and (un) comprehension of the technical-scientific language. It was concluded that the monetary comprehension, present in the educational practice between professionals and clients, mystifies the newborn reality, suppressing from the mothers their ontological and historical vocation of humanizing themselves, and this demands revision. (AU)
El estudio tuvo por objeto la práctica de educación adoptada por el equipo de salud junto a las madres de recién nacidos internados en la Unidad de Tratamiento Intensivo Neonatal. Su objetivo es analizar esa práctica, según el referencial de Freire. Estudio de naturaleza cualitativa cuyos datos fueron recolectados a través de entrevista semiestructurada con seis madres que tuvieron sus hijos internados en la Unidad de Tratamiento Intensivo Neonatal de una maternidad federal, sita en el municipio de Rio de Janeiro û RJ û Brasil, en el período de febrero a abril de 2006. El análisis de contenido del discurso de los participantes, según Bardin, resultó en dos categorías: diálogo y comunicación, equipo-madres e (in) comprensión del lenguaje técnico-científica. Se concluyó que la concepción pedagógica transmisora, presente en la práctica educativa entre professionales y clientes mistifica la realidad de la unidad neonatal, negando a las madres su vocación ontológica e histórica de humanizarse, lo que exige su revisión. (AU)
Biblioteca responsável: BR1366.1